O Programa de Pós-Graduação em Educação e Culturas Inclusivas (PPGECI), em nível de Mestrado Acadêmico, vincula-se à Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus Universitário de Altamira. A base legal do funcionamento do Programa de Pós-graduação é a legislação brasileira de educação, em especial, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e o Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE) da UFPA, Resolução Nº. 5.887/2025 (CONSEPE/UFPA).

O PPGECI tem como objetivo formar mestres capazes de atuar como docentes, pesquisadores e agentes de transformação social, por meio da produção de conhecimento crítico, interdisciplinar e comprometido com a inclusão, as diversidades e as realidades educacionais amazônicas.

Entre seus compromissos institucionais, o PPGECI busca:

  • Coordenar, administrar e executar o ensino da pós-graduação stricto sensu na área da Educação, com ênfase em culturas inclusivas;

  • Fomentar a pesquisa científica voltada à escolarização, diversidade étnico-racial, educação especial e inclusiva, nas interfaces com a sociologia, história, filosofia, antropologia e linguagens;

  • Desenvolver e consolidar estudos avançados articulados à educação básica, ao ensino superior e às comunidades da Transamazônica e do Xingu;

  • Formar recursos humanos qualificados, com domínio teórico e metodológico para atuar em contextos educacionais diversos, especialmente na Amazônia;

  • Contribuir para a democratização da educação brasileira, por meio de estudos, pesquisas e proposições que avancem no campo das políticas públicas, da gestão democrática e dos direitos educacionais;

  • Titular mestres em Educação que possam atuar como docentes, gestores, pesquisadores e técnicos nos diferentes sistemas de ensino e áreas correlatas;

  • Consolidar as linhas de pesquisa do programa, promovendo núcleos temáticos que tratem de inclusão, acessibilidade, linguagens, culturas, subjetividades e políticas educacionais;

  • Estabelecer intercâmbios e redes de cooperação, nacionais e internacionais, para a qualificação do corpo docente e discente, e para o fortalecimento da produção científica na região Norte;

  • Estimular a participação em editais e programas de fomento, visando à obtenção de bolsas, auxílios e recursos que sustentem o desenvolvimento da pesquisa e da formação acadêmica.