DOCENTES PERMANTES


Eliana Campos Pojo Toutonge

Pedagoga, Mestra em Educação e Doutora em Ciências Sociais. Professora Associada da Universidade Federal do Pará. Coordena o Grupo de Pesquisa e Extensão De Bubuia Amazônica - Infâncias, Territórios Rurais e Processos Educativos e Culturais Culturas, identidades e processos educativos. É professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação e Culturas Inclusivas (PPGECI/UFPA), atuando em estudos sobre Culturas, identidades e processos educativos, privilegiando os eixos: a) crianças e infâncias amazônidas em contextos e territórios de povos tradicionais da Amazônia, tematizando relações étnico-raciais, práticas corporais e/ou lúdicas, Educação Infantil do Campo, bebês em contextos de educação escolar e não-escolar, Primeira Infância; b) Educação do Campo, Quilombola, das Águas e das Florestas, focando nos pressupostos teórico-metodológicos pelo viés da etnografia.

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Fernanda Cristine dos Santos Bengio

Doutora e Mestra em Psicologia (UFPA). Professora Adjunta na Universidade Federal do Pará (UFPA), Campus de Altamira. Professora Colaboradora do Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPGP/UFPA) e professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação e Culturas Inclusivas (PPGECI/UFPA), pesquisando as Políticas interseccionais na Educação Básica; Política Cultural com ênfase nos estudos do patrimônio cultural e memória coletiva; Psicologia e políticas sociais para as infâncias e juventudes;  Processos de subjetivação na educação, a partir das contribuições foucaultianas, da filosofia da diferença e da Análise Institucional.

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fernando Jorge dos Santos Farias

Doutor em Educação pela USP. É Professor Efetivo da UFPA / Campus Altamira, é Coordenador do curso de Especialização em Letras: Linguagem e Ensino da Faculdade de Letras Dalcídio Jurandir. É professor do Programa de Pós-graduação em Educação e Culturas Inclusivas (PPGECI/UFPA), atuando em estudos sobre Literatura e seus usos no ensino e pesquisa em Educação; História dos intelectuais amazônidas ligados à educação; Saberes culturais em práticas educativas fora da escola; Linguagens literárias/artísticas em interface com a educação, memória e cultura amazônica; Obras literárias com temática educacional: contexto de produção, obra e recepção; História da profissão docente em autobiografias; Fontes impressas, orais e documentais e o registro da educação na Amazônia (Séc. XX, com ênfase na Transamazônica e Xingu).

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Gilberto Alves Araújo

PhD em Estudos do Discurso Midiático. É pesquisador associado à University of the Witwatersrand (WITS) e docente do PPGEL/UFPA-Cametá. É líder do grupo de pesquisa LICEPEX e afiliado à IAMCR, Madri; é também membro tanto da UNEGRO quanto da ABPN, é professor do Programa de Pós-graduação em Educação e Culturas Inclusivas (PPGECI/UFPA), atuando em estudos sobre Análise do discurso de educadores, educandos e políticas educacionais em territórios amazônicos; Linguagens e culturas afro-diaspóricas em produções literárias e midiáticas correlatas à Amazônia; Discursos de raça, classe, gênero, sexualidade, meio ambiente e nacionalidade em meios de comunicação, práticas e materiais didáticos; Narrativas e imaginários na literatura afro-amazônida; Circulação de sentidos em discursos educacionais e literários na escola.

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Joyce Otania Seixas Ribeiro

Doutora e Mestre em Educação (UFPA), associada a ABdC - Associação Brasileira de Currículo/ABdC; Associada a ANPED - Associação Nacional de Pesquisa em Educação. Integrante da Rede de Discussão sobre Gênero e Sexualidade (FURG/UEM/UESB/UFLA/UFJF/UFMS/UFPA/ULBRA). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Gênero e Educação/Gepege/CNPq. É professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação e Culturas Inclusivas (PPGECI/UFPA), com estudos sobre a complexa relação entre educação e culturas como base para o estudo das relações de gênero, sexualidades, raça/etnia, geração, entre outras; Análise do currículo, práticas pedagógico-culturais e artefatos culturais (artesanato, brinquedos, filmes, etc.); Estudos a partir dos Estudos Culturais, estudos decoloniais, estudos de gênero e estudos curriculares.

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Leonardo Zenha Cordeiro

Professor Dedicação Exclusiva na Universidade Federal do Pará. Professor do Programa de Pós-Graduação em Currículo e Gestão da Escola Básica (PPEB), do Programa de Pós-graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC) e do Programa de Pós-graduação em Educação e Culturas Inclusivas (PPGECI/UFPA). Desenvolve trabalhos no campo do ensino Pesquisa e extensão nas áreas de educação e comunicação. Professor Pesquisador na área de Educação, comunicação, cultura digital e cibercultura.

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Priscilla Bellard Mendes de Souza

Psicóloga, mestre e doutora em Teoria e Pesquisa do Comportamento/ Etologia, pela Universidade Federal do Pará. Professora adjunto nível 4 da Universidade Federal do Pará/ campus de Altamira. Professora de psicologia da Residência Médica Multidisciplinar em saúde da Mulher e da criança da Faculdade de Medicina da UFPA/ Altamira. Vice-diretora da Faculdade de Educação do Campus da UFPA de Altamira. É professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação e Culturas Inclusivas (PPGECI/UFPA) com estudos sobre Escolarização e desenvolvimento de pessoas com deficiência; Saúde mental, processos psicológicos e formação da subjetividade da pessoa com deficiência em contextos educacionais; Saúde mental docente no ambiente de educação básica e superior; Relação entre contexto familiar e educativo do estudante com deficiência; Coparentalidade e sua influência na escolarização da pessoa com deficiência.

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Raimundo Sousa

Doutor e Mestre em Educação. É Diretor da Faculdade de Educação da UFPA - Campus Altamira (2021-2023). Coordenador e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política, Planejamento e Gestão da Educação (GEPGED/UFPA-Altamira), Coordenador da pesquisa "Escolas públicas estaduais de Altamira-PA e a democratização da gestão" no âmbito do PRODOUTOR e membro pesquisador da Rede de Estudos e Pesquisas sobre Planejamento e Gestão Educacional (REPLAG). É professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação e Culturas Inclusivas (PPGECI/UFPA), atuando em estudos sobre Políticas Educacionais inclusivas; Gestão e Planejamento da Educação Básica; Avaliação de Políticas e Programas educacionais; Estado, público e privado na educação; Políticas e práticas de gestão na escola básica em diferentes contextos; Escola como instrumento de transformação social.

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Reginaldo dos Santos

Doutor em Ensino de Ciências, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática, é professor do Magistério Superior, do Quadro Permanente de Pessoal da Universidade Federal do Pará (UFPA) e do Programa de Pós-graduação em Educação e Culturas Inclusivas (PPGECI/UFPA), atuando em estudos sobre a Formação e prática docente à luz da legislação, documentos curriculares oficiais, programas e políticas públicas educacionais; Recursos e materiais didáticos, temas, métodos e técnicas de ensino na perspectiva da educação escolar inclusiva e no âmbito das diferentes modalidades da educação escolar, com ênfase no ensino-aprendizagem de Ciências; Os espaços escolares e não escolares e o processo ensino-aprendizagem à luz da contextualização, interdisciplinaridade e multiculturalismo.

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

 

Renato Pinheiro da Costa

Pedagogo. Doutor em Educação. Líder do Grupo de Pesquisa HISTEDBR_SECÇÃO ALTAMIRA-PA. Professor da UFPA/Campus de Altamira, do Programa de Pós-Graduação PROFHISTORIA-UFPA, do Programa de Pós-Graduação PPEB-UFPA e também professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação e Culturas Inclusivas (PPGECI/UFPA), priorizando estudos sobre História e memória da educação da Amazônia e sua relação com a formação, práticas inclusivas e trabalho docente; História e processos educacionais das etapas, modalidades de ensino e programas educacionais;  História das instituições escolares na convergência com os componentes curriculares e práticas inclusivas da escola básica; História da escola básica dos povos e comunidades tradicionais.

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Roseane Rabelo Souza Farias

Doutora em Educação com ênfase em Educação Especial pela Universidade de São Paulo (FEUSP/USP). Mestre em Educação e Especialista em Educação Inclusiva (UEPA). É docente e pesquisadora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Pará (UFPA/ Campus Altamira); Coordenadora da Divisão de Acessibilidade do Campus de Altamira. É professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação e Culturas Inclusivas (PPGECI/UFPA), pesquisando Escolarização de pessoas com deficiência; A deficiência como fenômeno científico; Política de Educação Especial; Atendimento Educacional Especializado (AEE); Formação da identidade docente em contextos de diversidade humana; Práticas pedagógicas inclusivas na Educação Básica e Superior.

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Vilma Aparecida de Pinho

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense, com Pós-Doutorado em Educação Física (PPG-EF/UFMT). Professora Associada 3 na UFPA, atua nos programas de Pós-Graduação em Educação e Cultura (PPGEDUC/UFPA) e Estudos em Etnodiversidade (PPGETNO/UFPA) e professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Educação e Culturas Inclusivas (PPGECI/UFPA), atuando em estudos sobre Educação, História e Cultura da população negra no Brasil; Mulheres e feminismos negros; Educação das relações étnico-raciais; Poéticas afro-diaspóricas-negras no currículo escolar quilombola e não quilombola; epistemologias e metodologias participativas, antirracistas e decoloniais; Culturas corporais de movimento, Educação Física e Relações Raciais.

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.