ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: EDUCAÇÃO E CULTURAS INCLUSIVAS
A área de concentração Educação e Culturas Inclusivas constitui o eixo estruturante do Programa de Pós-Graduação em Educação e Culturas Inclusivas (PPGECI), articulando ensino, pesquisa e extensão com base na pluralidade sociocultural da Amazônia paraense e nos princípios da justiça social, da equidade e da inclusão.
A área de concentração abre possibilidades de investigações e ações transformativas em processos educativos nos contextos marcados por desigualdades históricas e estruturais, valorizando saberes, práticas e epistemologias que emergem de territórios indígenas, quilombolas, ribeirinhos, urbanos e rurais, com ênfase em experiências educacionais que promovem a diversidade e combatem as exclusões sociais.
A Educação e Culturas Inclusivas, como campo de investigação e intervenção, compreende a inclusão não apenas como acesso, mas como reconhecimento da diferença como valor constitutivo das práticas educativas. Envolve, assim, estudos sobre políticas públicas, escolarização, acessibilidade, educação especial, relações étnico-raciais, linguagens, subjetividades, cultura e direitos humanos, a partir de uma abordagem interdisciplinar e decolonial.
LINHAS DE PESQUISA DO PPGECI
O Programa de Pós-Graduação em Educação e Culturas Inclusivas (PPGECI) estrutura-se em duas linhas de pesquisa, diretamente vinculadas à sua área de concentração — Educação e Culturas Inclusivas —, com foco na realidade amazônica e no enfrentamento das desigualdades educacionais, culturais e sociais.
- Contextos Amazônicos, Escolarização e Políticas Educacionais Inclusivas
Esta linha de pesquisa investiga os processos de escolarização em territórios amazônicos, considerando os contextos históricos, sociais, políticos e culturais que os constituem. Enfoca a análise crítica das políticas públicas educacionais e das práticas de gestão democrática, com atenção especial à educação indígena, quilombola, do campo, das águas e de movimentos sociais. Também contempla os estudos sobre inclusão educacional, direitos humanos e justiça social, a partir das especificidades regionais da Transamazônica e Xingu.
- Linguagens, Humanidades e Culturas Inclusivas
Esta linha centra-se nas relações entre linguagem, cultura, subjetividade e diferença, investigando práticas discursivas, literárias, visuais, sonoras, digitais e corporais como constituintes dos processos educativos. Valoriza os saberes e expressões de povos originários, comunidades negras, ribeirinhas e demais grupos historicamente marginalizados, promovendo o diálogo entre epistemologias do sul, educação crítica e práticas pedagógicas decoloniais e inclusivas.